Medicine #21: O Médico Alemão


Principal destino de fuga nazista após a Segunda Guerra Mundial, a Argentina abrigou por muitos anos vários líderes da SS (Schutzstaffel), dentre eles Josef Mengele, o Anjo da Morte, médico famoso pelos seus experimentos no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau. O filme O Médico Alemão conta um trecho da vida de Mengele na Argentina e sua relação com uma família local.



O Médico Alemão, filme argentino lançado em 2013 e que ganhou destaque no Festival de Cannes, conta a história de uma família que estava se mudando para Bariloche e no caminho da Patagônia cruza com Mengele (usando outro nome), que os acompanha até lá. O médico fica hospedado no hotel que essa família acabou de abrir e estabelece uma relação com cada um dos seus membros, principalmente a mãe e a filha. A filha, baixa para sua estatura, foi cativada por Mengele para receber hormônio do crescimento e ser um dos seus "experimentos" sem saber. 


O Médico Alemão retrata bem o comportamento de Mengele, um estudioso da condição humana, mas com ideias sórdidas de experimentos anti-éticos. É tão rico em detalhes que mostra sempre Mengele escrevendo nos seus tão famosos cadernos de anotações (vários leiloados após a 2ª Guerra), onde ele registra detalhes sobre todos os membros da família e os experimentos realizados. Outro fato muito explorado no filme é a forte presença nazista em Bariloche: escola alemã, hospital alemão, vários membros da SS, contra-espionagem e perseguições. 


Josef Mengele, formado em medicina pela Universidade de Munique, chegou a iniciar carreira acadêmica antes da 2ª Guerra: fez PhD em antropologia e em seguida doutorado em medicina na área de genética, com interesse especial em gêmeos. Não tivesse entrado para o Partido Nazista e se alistado a SS, certamente teria se tornado professor. Mengele ficou famoso por coordenar as atividades médicas de um sub-campo de Auschwitz-Birnekau, onde fazia experimentos principalmente em gêmeos, anões e heterocromáticos. Vários relatos de judeus contam que quando um gêmeo morria, Mengele mandava matar o irmão para poder fazer estudo anatômico comparativo dos dois. Depois da Guerra, ele fugiu em 1949 para a Argentina, em 1959 para o Paraguai e em 1960 para o Brasil. Mengele viveu o resto da sua vida no interior de São Paulo com identidade de um ucraniano e morreu afogado na praia de Bertioga. Seu corpo foi exumado e comprovada sua identidade nos anos 80 através do DNA do seu filho, mas a família se recusou a repatriar os restos mortais, que desde então se encontram guardados no IML de São Paulo





Nome: O Médico Alemão (Wakolda)
Ano: 2013
Duração: 93 min
Área da medicina: história da medicina, genética, ética médica
Diretor: Lucia Puenzo
Atores: Alex Bredemuhl, Diego Peretti, Guillermo Pfening  







Para saber mais sobre o filme O Médico Alemão, clique aqui.
Para saber mais sobre Josef Mengele, clique aqui.
Para ver outras postagens da seção Medicine, clique aqui


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...