Já pensou em fazer a melhor viagem da sua vida, conhecer várias pessoas e lugares e ainda mostrar isso no seu currículo? Pois é ... através da IFMSA você pode fazer intercâmbio durante a faculdade de medicina, ou seja, conhecer um pouco de medicina de outro país e passear! :)
O que é a IFMSA?
A IFMSA (International Federation of Medical Students' Associations) é uma ONG de estudantes de medicina criada em 1951. Diversos países participam da IFMSA e o comitê do Brasil foi fundado em 1991 na UEL com o nome de IFLMS (International Federation of Londrina Medical Students), mas logo se espalhou por todo o país, com comitês em dezenas de universidades. As principais atividades da IFMSA são intercâmbio e projetos de saúde pública, educação médica, saúde reprodutiva, etc.
Como funciona o intercâmbio?
O intercâmbio pode ser nacional ou internacional e em pesquisa ou prática clínico-cirúrgica. Dura 04 semanas e as atividades são em um ou dois turnos de segunda à sexta. O quanto você vai aprender ou praticar em si, depende muito do país e da especialidade onde vai fazer estágio, mas a grande oportunidade do intercâmbio é poder conhecer como é a educação médica e a saúde de outro país. Além disso, você pode conhecer muitas pessoas e fazer novos amigos: tanto o pessoal da organização do estágio que vai te receber, como os outros gringos que vão viajar pro mesmo lugar que você.
Como posso participar?
Anualmente a IFMSA abre um processo seletivo para intercâmbio e qualquer aluno de medicina das faculdade cadastras da IFMSA Brazil pode se inscrever. Após pagar a taxa de inscrição I (125,00 R$) você vai submeter suas fichas de inscrição com os países que gostaria de ir, a especialidade que prefere e a documentação que comprova sua pontuação.
Como funciona a pontuação? Quem tiver mais pontos, tem mais chances de ganhar na concorrência dos países, por exemplo, a Alemanha tem 10 vagas e 50 alunos colocaram a Alemanha como primeira opção. Os 10 primeiros com mais pontos conseguirão ir para a Alemanha e os demais vão concorrer nas suas outras opções de países. Como fazer pontos? Várias coisas contam pontos, como o ano que você está na faculdade, atividades extra-curriculares (como pesquisa, extensão, ligas, etc), participação em campanhas do comitê da IFMSA da sua faculdade e hospedagem de gringos (é o que vale mais pontos e é uma ótima oportunidade cultural!).
Nossa experiência
Durante a faculdade nós pudemos participar da IFMSA tanto como membros do Comitê Local da UFRN como intercambistas. A experiência no CL foi ótima, conhecemos muita gente, tanto os membros dos comitês de outras faculdades, como os gringos que chegavam a Natal todo ano. O intercâmbio, então, foi uma experiência única ... eu fiz em Anestesiologia em Viena/Aústria em janeiro/2009 e Heleno fez dois: Cirurgia Torácica em Ivano-Frankivsk/Ucrânia em julho/2007 e Cirurgia Geral em Nijmegen/Holanda em janeiro/2009.
|
Estágio na Holanda, país das bicicletas |
|
AKH, algo como "Hospital das Clínicas" da Universidade de Viena |
Para saber mais sobre a IFMSA-Brazil, clique aqui.
Para ler o regulamento geral dos intercâmbios de 2013, clique aqui.