Residência Médica #5: Aprovação, suplência e roda-roda



Quando terminam as provas de residência e começam a sair os resultados, há, de forma geral, 03 grandes grupos: aqueles que passaram em todas, aqueles que não passaram em nenhuma e aqueles que alternaram suplências com aprovações.

Para você que chegou ao final e cruzou a linha de chegada! :)

Para quem passou em várias e pode escolher, ótimo! Após os resultados você vai ponderar qual sua melhor opção e alguns pontos são importantes: qualidade da residência, acesso ao R3, preferência de cidade/localização, renome da instituição, etc. Para não fazer a escolha errada, procure várias opiniões! Fale com colegas que já estão na residência, procure na internet, visite o local ... 

Sobre as inscrições, esteja preparado para levar todos os documentos que pedirem: geralmente diploma, inscrição CRM, comprovante de residência, CPF, RG, fotos 3x4, etc. Se você mora em outra cidade, leve os originais na viagem para não ter estresse caso precise de outra cópia de última hora. 

À medida que essas pessoas que passaram em várias provas vão entregando suas vagas (ou seja, não comparecem às inscrições), as COREMES vão chamando os suplentes. Se você está próximo na lista de espera, fique muito atento: alguns editais mais organizados chamam pela internet, mas outros ligam para o celular do candidato e, às vezes, só fazem uma ligação! Então se você está na suplência, tome alguns cuidados para não perder a vez: mantenha sempre o celular carregado e ao seu alcance, atenda todas as ligações, cheque seu email diariamente, acesse o site do concurso diariamente. É importante também estar preparado financeira e emocionalmente para fazer uma viagem em cima da hora: quando um suplente é convocado, geralmente ele tem 24-48h para se apresentar para inscrição ou a vaga roda. 

E se você ficou naquele grupo que não passou em nenhuma, não desista! Toda tipo de história sobre residência médica existe por aí: gente que não passou na primeira fase e foi chamado na suplência porque rodou todas as vagas; pessoas que ficaram em 200-300 em concursos grandes como SUS e ainda assim entraram, etc, ou seja, a esperança é a última que morre!

Depois ... é só curtir a residência: plantões e mais plantões, noites mal dormidas, longas visitas, não ter hora pra comer ... enfim, trabalhar e aprender MUITO! :)


Para ler outros textos da série sobre Residência Médica, clique aqui.
Para acessar o site da CNRM e ler todas as resoluções, clique aqui. 


4 comentários :

  1. tomara que eu seja do grupo dos aprovados =)

    ResponderExcluir
  2. Oi anna, parabéns pelo blog. Meu nome é Gustavo e eu queria saber se existe algum ranking das melhores residências médicas.

    ResponderExcluir
  3. Oi anna, parabéns pelo blog. Meu nome é Gustavo e eu queria saber se existe algum ranking das melhores residências médicas.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom:"É por isso que se chama residência médica"!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...