Prescrição Literária #15: A Estratégia da Lagartixa


Quando vi esse livro de título estranho na prateleira da livraria, pensei em comprá-lo pelo nome do autor: Dario Birolini, famoso professor emérito da FMUSP que foi responsável pela introdução no Brasil da Terapia Intensiva e Cirurgia do Trauma. Qual foi minha surpresa ao descobrir que existem dois Darios Birolinis: o já citado e o sobrinho dele, Dario Vianna Birolini, de fato, autor do livro A Estratégia da Lagartixa.
O sobrinho, também cirurgião e USPiano, escreveu o livro com o objetivo de mostrar detalhes dos bastidores da medicina e desmistificar a imagem do médico infalível. Aparentemente o conteúdo é direcionado para leigos, na tentativa de inseri-los na realidade médica, mas, na verdade, A Estratégia da Lagartixa é uma ótima leitura para médicos e estudantes de medicina!



Em tom descontraído e até bem humorado, o autor retrata vários "causos" que ilustram bem a rotina de um médico desde a entrada na faculdade, como a aprovação no vestibular, o trote, as primeiras aulas com pacientes, a vida de interno e de residente e a carreira como médico. Quem ler com certeza vai se identificar com algumas histórias! :)



Título: A Estratégia da Lagartixa
Autor: Dario Vianna Birolini
Ano de publicação: 2010
Onde comprar: Submarino e na livraria mais próxima.





Para ler os outros livros da seção "Prescrição Literária", clique aqui

Exame do Cremesp: solução ou confusão?


Em sua 7ª edição, o Exame do Cremesp aplicado aos alunos do sexto ano de medicina causou mais uma vez grande impacto na mídia: 46% dos alunos foram reprovados! Jornais por todo o Brasil anunciaram e afirmaram: "é um falta de respeito à população que confia sua saúde aos médicos". Mas antes de ler manchetes por aí, vamos entender um pouco mais sobre o Exame do Cremesp.

Como funciona?
Criado há 07 anos com intuito de avaliar os concluintes de medicina do Estado de São Paulo e, de certa forma, chamar atenção à abertura indiscriminada de faculdades de medicina, o Exame do Cremesp é gratuito, voluntário e (diferente da prova da OAB) não é pré-requisito para exercer a profissão. 
Em 2011 foi realizado em uma única etapa, que consistiu numa prova objetiva de 120 questões distribuídas nas áreas básicas da medicina. A nota considerada de corte é 6.

Resultados
Nos últimos anos, o índice de aprovação foi sempre inferior a 60% e isso tem chamado grande atenção da mídia e das entidades médicas. Todavia, sempre houve grande resistência dos alunos e de algumas instituições à aplicação desse exame e isso dificulta a análise dos resultados.

Tabela 01 - Participantes e índice de aprovação do Exame do Cremesp 2005 a 2011

Atualmente existem 30 escolas médicas em São Paulo, formando cerca de 2.500 médicos por ano. O Exame do Cremesp de 2011 contou apenas com 418 participantes, que correspondem a 16% do total. Mas surge a dúvida: será que os piores alunos não fazem a prova temendo o resultado e esse índice de reprovação na verdade corresponda a números piores? Ou será que os alunos muito bons não querem fazer a prova porque acham desnecessário? Apesar de alunos de 25 escolas terem participado, a distribuição heterogênea da quantidade de alunos e a ausência de algumas faculdades (como a FMUSP) impedem que um ranking de escolas seja realizado (não que fazer um ranking seja uma boa ideia!).


Solução ou confusão?
O Cremesp acredita que esse exame firmou-se como uma proposta inovadora de avaliação do ensino médico e é favorável a um exame obrigatório no final do curso. Mas será que isso de fato é a solução?! 
A prova é até interessante e bem feita (quem tiver curiosidade, veja os links abaixo para acessar as provas anteriores na íntegra), mas não deixa de ser uma avaliação pontual! Além disso, se o grande problema da medicina se deve à abertura indiscriminada de novas escolas que têm pouca ou nenhuma estrutura (física e pedagógica), a solução deve ser proibir novas escolas e fechar as que não funcionam! 
Outra falha do Exame do Cremesp é esperar o final do curso para avaliar os estudantes de medicina: à essa altura não há muito o que corrigir! E é aí que entra outra grande solução para o problema da educação médica: o Teste de Progresso, avaliação aplicada anualmente, de modo que há tempo para detectar e corrigir falhas no ensino. O Teste de Progresso já é feito em diversas instituições no país através de consórcios entre universidades (há dois no Sul-Sudeste e outro no Nordeste) e tem sido bastante promissor! 


Para ler na íntegra o relatório do Cremesp sobre o Exame de 2011, clique aqui.
Para acessar o edital do Exame do Cremesp de 2011, clique aqui.
Para acessar as provas e gabaritos dos Exames do Cremesp dos anos anteriores clique nos links:
Prova 2008     Gabarito 2008
Prova 2009     Gabarito 2009
Prova 2010     Gabarito 2010

Combat Hospital, seriado médico na guerra


Há algumas semanas publicamos sobre os novos seriados médicos nesse Fall Season, mas deixamos passar o melhor deles: Combat Hospital. Lançado em março desse ano, esse seriado médico canadense estreou no Brasil somente em outubro no canal AXN. 



Ambientado em 2006 em Kandahar, Afeganistão, Combat Hospital mostra a rotina de um hospital de campanha na zona de guerra. Além de mostrar um cenário diferente dos demais seriados, chama atenção o realismo médico: eles discutem as opções de tratamento, explicam o porquê de escolher determinado antibiótico e até descrevem técnicas cirúrgicas! 




Combat Hospital está na sua primeira temporada e é exibido no Brasil nas quartas-feiras no canal AXN.

Os 11 posts favoritos do Médico Nerd



No dia 11/11/11 a gente não poderia deixar de fazer o trocadilho! Então, vamos publicar hoje uma lista com nossos 11 posts favoritos do Médico Nerd! Se você tiver algum que não está na lista, aproveite e comente!


1. iPhone e Medicina #13: Sanford Guide em aplicativo para iPhone
O melhor review de aplicativo médico que já fizemos e certamente um dos nossos aplicativos favoritos!
Um dos primeiros posts do blog, mas até hoje está entre os mais acessados! Sucinto, porém de extrema utilidade.

3. Os médicos mais famosos do Brasil
Vale a pena saber um pouco mais sobre as lendas vivas da nossa medicina!

4. Livros para o Básico: quais os melhores?
Até hoje o post mais polêmico do blog! 


5. Prescrição Literária #14 - Sangue e Entranhas: A assustadora história da cirurgia

De todos os livros da seção "prescrição literária", o meu favorito!

6. Steve Jobs e a luta contra o câncer
Sem ele certamente nunca teríamos começado o blog.

7. A Lenda do Xigris
Certamente o post que me deu mais trabalho, mas valeu a pena: a história é impressionante! 


8. Medicine #07 - Um estranho no ninho
O melhor filme que publicamos até agora na seção "Medicine".

9. Como conseguir o texto integral de um artigo
Verdadeira utilidade pública!

10. TED - Ideias que merecem ser espalhadas
Uma das melhores ideias que estão por aí na internet!

11. Como melhorar seu inglês através da medicina
Dicas que funcionam!

Medicine #09: Contágio


Peste Bubônica, Gripe Espanhola, SARS, H1N1: ao longo dos séculos o mundo passou por várias epidemias e nós estudamos e vivenciamos algumas delas (como o H1N1). Mas nunca vi tamanha riqueza de detalhes sobre todo o processo de uma epidemia como vi no filme ContágioO filme é primoroso e tenta ser realista ao máximo! 


Contágio conta a história de um novo vírus (MEV-1) que tem alta transmissibilidade e mortalidade. Mas o realismo do filme chega a ser educativo para nós médicos: mostra todo o processo de transmissão, a atuação da OMS para investigar e isolar novos doentes, a pesquisa do vírus e o desenvolvimento de uma vacina, a estratégia para distribuição de alimentos, estruturação de hospitais de campanha e aplicação em massa da vacinação. Além da parte médica em si, o filme vale a pena pelo elenco de super-estrelas como Jude Law, Kate Winslet, Gwyneth Paltrow, Matt Damon e Marion Cotillard!



Tamanho o realismo do filme que vários questionamentos foram levantados: será possível uma infecção nessas proporções? Estamos preparados para um epidemia assim? Infelizmente uma infecção como a do MEV-1 seria possível sim! Na verdade, basta lembrar da Gripe Espanhola, que infectou 50% da população mundial e matou 40 milhões de pessoas! Além disso, o MEV-1 refaz a história de vírus emergentes como Ebola, cuja evolução da infecção é muito rápida. O mais importante de tudo é estar preparado para esse tipo de pandemia! Como podemos ver no filme, o CDC americano realmente é a grande referência nesse tipo de procedimento, mas o Brasil já tem várias turmas especializadas em treinamento de campo em parceria com o CDC. Além disso, temos 03 laboratórios de referência capazes de identificar novos vírus: Adolfo Lutz, FioCruz e Evandro Chagas.




Nome: Contágio (Contagion em inglês)
Ano de lançamento: 2011
Duração: 106 min
Área da medicina: infectologia, epidemiologia




Para saber mais ...
Clique aqui para ler reportagem da Veja sobre o filme.
Clique aqui para acessar hotsite do CDC sobre o filme.


Para ver outras dicas de filme da seção Medicine, clique aqui

NEJM Image Challenge no Facebook


O New England Journal of Medicine (NEJM), mais famoso periódico médico e pioneiro na web 2.0, lançou novo recurso na web: o Image Challenge agora também está disponível no FacebookO Image Challenge é uma seção famosa do site da revista: toda semana uma imagem médica é apresentada e são dadas 04 opções diagnósticas para escolhermos. Os casos sempre são interessantes e peculiares. Esse recurso já havia sido lançado como aplicativo de iPhone, mas não teve muito sucesso (pelo menos no Brasil) porque cobrava ($2.99) por um recurso que era gratuito e acessível no site.

Como funciona no Facebook?
Você jogava FarmVille? Se sim, fica fácil porque funciona do mesmo modo: o Image Challenge é um aplicativo. Então, basta clicar em "Take de Challenge", autorizar que ele acesse seu perfil e pronto! Ao final de cada desafio você poderá "desafiar" seus amigos e divulgar seu resultado. Toda essa interatividade é muito boa e vai tornar nosso ócio no Facebook mais produtivo!



Para acessar o aplicativo no Facebook, clique aqui.
Para acessar o Image Challenge no site do NEJM, clique aqui.
Para conhecer o aplicativo para iPhone, clique aqui.

Nerdcast - Vírus, Bactérias e Macacos!


Hein?
Semanalmente o Jovem Nerd (um dos maiores sites de cultura geek e nerdices do Brasil) publica o seu podcast, o Nerdcast - sendo esse o podcast de maior sucesso do país.
Essa semana, ele trouxeram um biólogo e falaram sobre muitos aspectos curiosos em relação às doenças infecciosas, vacinas, bactérias, vírus, pestes, gripe suína e tudo mais! E tudo isso de forma muito bem humorada, fazendo o ouvinte rir muito. Né, Azaghal?


Os caras não são médicos, mas pesquisaram bem o assunto e a discussão é de um nível ótimo! É voltada para o público leigo, naturalmente, mas isso não tira o brilho da explicação! Precisa realmente dominar o assunto para conseguir explicar em um minuto o que é DNA, RNA e como se dá a transcrição reversa de virus de RNA como o HIV. Na mesma linha, o uso de antibióticos indiscriminado e o processo de resistência bacteriana também foi explicado de forma muito bacana!
Como não podia deixar de ser, vamos aproveitar pra mandar nossa 'canelada'! 
Ao contrário do que o pessoal fala logo no começo - a vacina tríplice viral, que é obrigatória aos 12 meses, com reforço no 15º mês de vida, não deixa marca no braço!
No mais, tava tudo muito certinho e bem pesquisado! parabéns aos que participaram: Alottoni, Bluehand, Jonny Ken, Atila, Tucano e Azaghal. Fizeram um podcast muito bom! Arregaçou geral...
Ficou curioso pra ouvir o podcast? Clica na foto ai em cima e visita o nerdcast.
Se achar melhor, procura por 'NERDCAST' no iTunes que você acessa direto do seu iPod/iPhone/iPad. 

Lei 12.514 - Reajuste da bolsa para Residência Médica


Foi publicado no dia 01/11 no Diário Oficial, uma nova lei que aumenta a bolsa de residência médica para R$ 2.384,82 e classifica a residência como "regime especial de treinamento em serviço de 60 horas semanais."
Não só o valor da bolsa aumentou, como alguns direitos trabalhistas como licença-maternidade e licença-paternidade foram homologados.


A medida provisória 536/11 foi publicada do dia 31/10, e sancionada pela presidente Dilma Rousseff no dia seguinte.

Ainda parece muito pouco? 
Antes disso a bolsa do residente era de R$ 1.916,45, houve um aumento de quase 25%. Então de certa forma, foi uma grande vitória. A Associação Nacional dos Médicos Residentes considera a lei um fruto do movimento grevista dos residentes que durou 40 dias entre Agosto e Setembro do ano passado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...