"De como Itaguaí ganhou uma casa de Orates". Esse é o título do primeiro capítulo dessa magnífica obra do realismo brasileiro e nada mais oportuno do que falar em loucura e em hospital psiquiátrico ("Casa de Orates") se ontem foi o Dia Mundial da Saúde Mental.
Escrita por ninguém menos que Machado de Assis, O alienista narra as peripércias de Simão Bacamarte e o seu hospital psiquiátrico montado na pequena cidade de Itaguaí. A 'Casa Verde', como se chama o hospital, é o cenário de muitas loucuras e reviravoltas na trama. A discussão do que de fato é loucura permeia todo o livro, e o desfecho é muito interessante.
Apesar de ser uma história curta, O alienista é muito importante no cenário da literatura nacional, e certamente é uma leitura muito agradável. Para a época em que foi escrito, em 1882, o livro mostra a doença mental de um ponto de vista singular. As opiniões, as idéias e mudanças de idéias fazem-se de uma forma única, é o tipo de leitura que amarra o leitor e não permite que se pare de ler!
Título: O Alienista
Autor: Machado de Assis
Ano de Publicação: 1882
Onde Comprar: Submarino
Nenhum comentário :
Postar um comentário