Parabéns ao britânico Robert G. Edwards, ganhador do Prêmio Nobel de 2010 pelo desenvolvimento da Fertilização 'in vitro'.
|
Robert G. Edwards - Nobel 2010 |
Na década de 1960, Robert Edwards começou a desenvolver seus estudos em Cambridge sobre fertilidade humana. A técnica Desenvolvida no Reino Unido naquela época ainda é usada até hoje. Trata-se da IVF (in vitro Fertilisation), onde os espermetazóides são colocados num meio de gelatina especial que os conduz até o óvulo retirado por video histeroscopia da mãe da criança. São produzidos vários embriões assim e então implantados dentro do útero materno na melhor data possível dentro do ciclo menstrual. (em torno do 14º dia).
A primeira criança do mundo a nascer por meio dessa técnica foi a britânica Louise Brown, hoje com 32 anos, casada e mãe de uma criança (concebida de forma natural).
No Brasil (e na América Latina), o primeiro bebê de proveta foi Anna Paula Caldeira, nascida em 1984 em Curitiba, hoje com 26 anos - bem mais jovem e bela que a britânica.
A técnica desenvolvida pelo Dr. Edwards foi muito comentada e até combatida quando foi desenvolvida há mais de 30 anos atrás. Contudo, a necessidade de casais terem seus filhos fomentou o desenvolvimento do estudo da fertilidade e hoje já existem até outras técnicas mais inovadoras, como a ICSI (Intra-Cytoplasmic Sperm Injection), que costumeiramente aparece na TV: uma agulhona furando um óvulo.
O Prêmio Nobel não para por aqui, amanhã e durante toda essa semana serão revelados os ganhadores nos outros campos: Física, Química, Economia, Literatura e Paz.
Referências: