Dia 31 de Maio é o Dia Mundial Sem Tabaco.
Essa data foi estipulada em 1987 pela Organização Mundial de Saúde para o combate e a prevenção ao tabagismo. Desde de 1989 o Ministério da Saúde vem se engajando nas campanhas. O Ministério da Saúde junto com a Biblioteca virtual em saúde, disponibilizaram um pequeno link onde se pode obter materiais e informações sobre o tema.
O tabagismo está comprovadamente associado fortemente com as seguintes condições patológicas:
- Câncer de Laringe
- Câncer de Cavidade Oral
- Infarto do Miocárdio
- Câncer de Pulmão
- Bronquite Crônica
- Enfisema Pulmonar
- Aterosclerose
- Úlcera Péptica
- Câncer de Pâncreas
- Câncer de Bexiga
Durante o ano de 2004, a OMS estimou que o tabagismo levou para o túmulo cerca de 5.400.000 pessoas — para se ter uma idéia, essa é a população total de Belo Horizonte em 2007, excluindo o colar metropolitano, segundo o IBGE. Há tratamentos diversos para se tentar parar de fumar! Há inclusive terapêutica medicamentosa à base de anti-depressivos. Se você quer mais informações disque: 0800-70-37033.
Todos os anos a OMS escolhe um tema para ser enfatizado durante o Dia Mundial Sem Tabaco: esse ano o tema é "Gênero e tabaco com ênfase no marketing para mulheres". O INCA desenvolveu uma campanha cujo slogan é "Mulher, você tem algo melhor que o cigarro!". O INCA estima que o tabagismo seja responsável por 40% dos óbitos nas mulheres com menos de 65 anos e por 10% das mortes por doença coronariana nas mulheres com mais de 65 anos de idade. Além disso, entre as mulheres que convivem com fumantes, principalmente seus maridos, há um risco 30% maior de desenvolver câncer de pulmão em relação àquelas cujos maridos não fumam. Para conferir mais informações sobre a campanha desse ano, clique aqui.
Olhaí: Solid Snake:
em 2005 (Metal Gear Solid), e em 2014 (MGS4 - Guns of Patriots)
Seu envelhecimento precoce se deu por causa do tabagismo. =)