Rob Summers ainda não pode andar, mas por meio de uma prótese ele é capaz de se levantar de sua cadeira de rodas após uma lesão importante da medula espinhal devido a um atropelamento em 2006.
Ele está usando um dispositivo similar a um marcapasso que capta estímulos elétricos da medula e faz uma ponte com os nervos após a lesão. Trata-se de uma espécie de "estimulação epidural". Esse tipo de tecnologia parecia tão distante até bem pouco tempo, mas agora já é amplamente estudado, com vários pesquisadores envolvidos em diversos trabalhos: Esse envolvendo Rob Summers, é liderado por Reggie Edgerton, da Universidade da California e o trabalho já vem sendo desenvolvido há mais de 30 anos, e seus resultados foram publicados há pouco tempo no The Lancet (clique para ver o artigo original) e noticiados no Discovery News. Importante também o destaque da pesquisa em próteses neurais desenvolvida pelo brasileiro Miguel Nicolelis na Universidade de Duke, e no Instituto Internacional de Neurosciências de Natal.
O video Publicado recentemente é fantástico:
A vida imita a arte:
Ok, não é lá essa arte toda...
Um personagem famoso do mundo dos quadrinhos já tinha antecipado essa realidade. Charles Xavier. Xavier já era um mutante poderoso e genial quando o alien Lucifer em um confronto direto o esmaga com uma pedra e o deixa paraplégico (No filme X-Men: First Class a coisa acontece de forma diferente). Muitos anos se passam, e pelo menos em duas situações Xavier consegue voltar a andar.
1. Quando se decide lançar um ataque contra Magneto, Xavier usa um Exoesqueleto que lhe foi presenteado pelos Shi'ar e consegue andar. Nessa revistinha, Fatal Attractions #2, Xavier anda, luta com Magneto e acaba destruindo o consciente do vilão depois dele arrancar o adamantium do corpo de Wolverine. Um Clássico dos quadrinhos.
2. Uma raça de extraterrestres conhecida como The Brood coloca uma espécie de ovo mortal no corpo de Xavier, e a única forma de sobreviver, é transferir a consciência do professor para um clone do seu corpo - como se trata de um clone, o corpo é totalmente funcional, e o professor pode andar novamente. a cena é bastante dramática! Veja a foto:
Como se pode ver: a vida real é bem diferente dos quadrinhos. Pelo menos por enquanto. Dá pra ver também que os filmes dos X-Men são um pouco diferentes das revistinhas, não é?
Referências:
—Wikipedia, Professor X - http://en.wikipedia.org/wiki/Professor_X#The_Brood
—IMDb: X-men: First Class - http://www.imdb.com/title/tt1270798/
—The Lancet, Effect of epidural stimulation of the lumbosacral spinal cord on voluntary movement, standing, and assisted stepping after motor complete paraplegia: a case study - http://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(11)60547-3/fulltext
—Discovery News, PARAPLEGIC MAN WALKS AFTER MEDICAL BREAKTHROUGH - http://news.discovery.com/tech/paraplegic-man-walks-after-medical-breakthrough-110521.html
—Youtube, Breakthrough Surgery To His Spinal Cord So He Can Walk Again - http://www.youtube.com/watch?v=Y1C28Z5VK_Q